Colonizada por portugueses, São Francisco do Sul é a terceira cidade mais antiga do Brasil. Seu charme se deve ao casario em estio colonial português que emoldura as estreitas ruelas do centro histórico, tombado pelo Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Também merecem destaque as tradições do Boi-de-Mamão, da Dança do Vilão, do Pão-por-Deus e das Pastorinhas. A cidade é conhecida pela beleza do cenário formado pela baía da Babitonga e pela Vila da Glória, na parte continental. Além da História, das tradições e do porto, São Francisco do Sul tem belíssimas praias, procurdas por milhares de turistas a cada verão.
Navegando pelo litoral sul do Brasil, em 03 de janeiro de 1515, o navegador espanhol Juan Dias de Sólis, ao passar por essas paragens, e por ser o dia de São Francisco Xavier, denominou a Região com o nome de São Francisco.
Mais tarde, quando a povoação foi elevada à categoria de Vila, isso em 1660, denominou-se o local com o nome de Vila de Nossa Senhora da Graça do Rio São Francisco.
O nome São Francisco do Sul, data da década de 1940, no entanto, sem que existam registros históricos, sabe-se que por mais de dois séculos, a cidade chamava-se pelo primeiro nome, dado à região em 1515, por Juan Dias Sólis, de São Francisco.